Informações Técnicas

Confira as melhores informações para manutenção e manuseio dos materiais

Remonte

Definimos como REMONTE a sobreposição das telhas no sentido do comprimento, nos casos que se fazem necessários. As telhas termoacústicas devido o seu isolamento, não permitem que apenas sobreponha uma sobre a outra como a telha simples, pois, se feito desta forma o telhado vai ficar com “degraus”, aumenta o risco de infiltração e esteticamente não fica bonito, portanto, telhados com quedas maiores de 10m, ou lugares que não é possível manusear e içar telhas muito grandes, devem ser solicitadas telhas menores com esse sistema de encaixe.

Esse sistema é feito de acordo com a medida do encaixe que o cliente deseja, não existe um padrão, porém costumamos recomendar mínimo de 20 a 30 centímetros no encaixe superior. No caso da Telha Sanduíche trapezoidal as duas faces e a na Telha Forro é possível fazer o encaixe superior e inferior como mostra a imagem, porém, na Telha Forro grande parte dos profissionais preferem fazer o encaixe somente na parte superior e deixa a parte inferior de topo, fica a critério do cliente. Já nas Telhas Face Felt e Semi Sanduíche, só é possível fazer o encaixe na parte superior.

Outro fator muito importante é que precisa ter uma viga de apoio exatamente na junção de uma telha na outra para fazer a sustentação do remonte.

Pingadeiras

Pingadeiras nas telhas nada mais é do que o recuo do isolamento e da telha inferior (nos casos que ela está presente), geralmente este recuo é de 3 a 5 centímetros, mas, também é feito de acordo com a solicitação do cliente, podendo ser maior ou menor. Esse recuo é feito no final da telha onde a água escore, evitando a infiltração e umidade no isolamento.

OBS. É importante ressaltar o encaixe lateral das nossas telhas termoacústicas coladas também não deixam de ser um sistema de remonte, porém, já são considerados na fabricação das telhas, pois, é indispensável para conseguir fazer a instalação, já o remonte no sentido do comprimento igual na imagem 3D acima e as pingadeiras é um item que deve ser solicitado e ilustrado pelo cliente desde a solicitação do orçamento.

Dicas de Manuseio e Instalação

Cuidados durante o manuseio
  • Esteja sempre protegido com equipamentos de segurança (luvas) durante o manuseio das telhas.
  • Ao levantar uma telha, cuidado para não transmitir compressão à mesma, evitando assim deformação em seu perfil.
  • Caso seja necessário caminhar sobre a cobertura de telhas, utilize uma tábua apoiada sobre terças.
  • Não golpeie as bordas e a superfície das telhas com equipamentos de manuseio.
  • Não utilize correntes ou cabos de aço. Recomenda-se o uso de cintas com proteção para evitar danificar as bordas laterais.
  • Nunca se deve erguer uma telha através da aba e pingadeira, seja nas extremidades ou nas laterais.
Cuidados durante a armazenagem
  • Guarde as telhas em local seco, coberto e ventilado.
  • Não havendo local coberto para armazenamento, proteja as telhas com lona. Certifique-se de que haja ventilação no ambiente. Em casos de locais não ventilados ou com pouca ventilação, retire a lona do produto por um período de tempo para se ter ventilação. Esse procedimento evita a condensação do material.
  • O empilhamento máximo permitido é de 1,20m de altura. A superfície de apoio das telhas deve ser horizontal e sem irregularidades para evitar que o material escorregue e danifique. Este empilhamento deve ser feito sobre calços de madeira, com no mínimo 15 cm do solo, distanciados no sentido do comprimento a cada 1 metro.
  • As telhas face felt ou semi sanduíche devem ser empilhadas de ponta cabeça, ou seja, com a parte inferior para cima.
  • Se for detectada umidade ou água nas telhas durante o armazenamento, enxugue de imediato a fim de evitar a oxidação.
  • Instale as telhas o mais rápido possível. Durante o período em que ficarem armazenadas, recomenda-se que se faça a inspeção desse material diariamente.
Cuidados durante a montagem
  • Se a obra tiver duas águas opostas deve-se iniciar a cobertura simultaneamente, em ambos os lados, assim haverá coincidência das ondulações na cumeeira (alinhamento).
  • O assentamento das telhas deve iniciar-se sempre no sentido contrário ao dos ventos predominantes na região, sempre da beira para a cumeeira.
  • Efetue a fixação de hastes sempre nas ondas altas e a fixação de parafusos sempre nas ondas baixas.
  • No sobrepor das telhas, para um melhor acabamento, devem ser usados os parafusos de costura (1/4 x 7/8), com espaçamento de, no máximo, 50 cm.
  • O deslocamento do pessoal sobre as telhas deve ser feito sobre tábuas apoiadas no sentido longitudinal das telhas e sobre três terças de apoio.
  • Remova as limalhas provenientes das perfurações ou cortes, evitando, desta maneira, o início de um processo precoce de corrosão.
  • Para suspender as telhas até a cobertura utilize ferramentas apoiadoras (balacins).
  • Para que ideal fixação e sem vazamentos, recomenda-se a utilização de parafusadeira com controle de torque e a quantidade correta de parafusos